Porquê praticar Yoga

Praticamos yoga/meditação porque observamos nitidamente, ao final de cada prática, que nos envolve uma sensação de bem-estar e de satisfação.
O yoga mexe muito com a nossa energia e é um momento muito particular em que estamos completamente focados em nós, no nosso corpo, na nossa respiração, pelo que raras vezes notamos pensamentos fora do contexto da prática de yoga.
A execução dos exercícios com muita consciência e cuidado constitui uma excelente razão para praticar yoga. Há sempre a possibilidade de adaptar as posturas individualmente, aliás não é o corpo que à força se adapta ao āsana (postura física), mas o contrário, o āsana adapta-se ao corpo da pessoa. Portanto, aquele pensamento limitador que muita gente tem ao considerar que não tem flexibilidade não tem razão de ser, pois, por isso mesmo é que deve praticar, para ganhá-la, além de que, as posturas de flexibilidade e outras são adaptadas a cada corpo específico.
O yoga é fabuloso porque nos ensina a tranquilidade, a equanimidade e a aceitação. Como tal, e creio que acontece com todos nós, há sempre coisas que não conseguimos fazer tão bem como gostaríamos, mas aprendemos a aceitá-lo e a viver bem com essa suposta limitação. Uns será a força muscular, outros o equilíbrio, outros a flexibilidade.
No yoga ninguém se deve comparar, cada pessoa é um ser único e maravilhoso tal como é; devemos, ao invés, ter uma boa conexão com o nosso corpo e aprender a escutá-lo, assim como com a nossa respiração e aprender a expandir essa bela energia vital que nos preenche.
Creio que aprendi e aprendo imenso com a prática de yoga e meditação. Estar a praticar no tapete é um reflexo do que se passa na vida real e como tal deparamo-nos com sentimentos de maior orgulho e outros de muita frustração e conseguimos transpor para a vida real e lidar melhor com essas mesmas sensações. Aprendemos a equanimidade, a humildade, a aceitação, a não violência (até a nós próprios), o amor, a compaixão, a firmeza, a não competição, entre outras.
Por exemplo, a mim, a prática de meditação ao longo dos tempos trouxe-me coragem. Coragem para ir em frente e abrir um estúdio de yoga e meditação. Aprendi que também tenho valor. Tornei-me consciente de todas as minhas emoções e pensamentos, coloquei questões a mim própria, fiquei admirada ao reconhecer alguns dos meus pensamentos. Aprendi a relaxar e a deixar ir e o quanto isso é extraordinariamente importante e libertador. Aprendi a sentir mais compaixão, a não discutir por qualquer razão, a aceitar os outros, a dar-lhes espaço para serem como são. Encontrei em mim a certeza de querer oferecer aos outros. Enfatizei a minha vontade de fazer bem a outros, de ajudar as pessoas que querem receber, a fazê-las sentirem-se bem. Aprendi a libertar-me mais das minhas limitações, fragilidades e deficiências ou pelo menos, a reconhecê-las e a ver que o mais importante é focar-me nas minhas qualidades e oferecê-las.
Praticar yoga e meditação é maravilhoso, além de todos os benefícios físicos concretos (mais bem explanados na rubrica Benefícios do Yoga, da Meditação e do Yoga na Gravidez), conseguimos ainda expandir a mente, exercitar sem tabus, controlar melhor o corpo, os pensamentos e as emoções, tomar decisões mais claras, lidar melhor com o que não conseguimos fazer tão bem e também com o que fazemos bem sem o evidenciar desmedidamente. É um belo momento de introspeção e uma extraordinária e eficaz maneira de suspender a azáfama quotidiana e a agitação mental constante.
Quem pratica com entrega raramente volta a deixar esta prática ou a substituí-la por qualquer outra, pois reconhece ao final de cada sessão como se sente bem e a influência positiva que o yoga tem no nosso dia a dia e na nossa vida.
Por tudo isto… vamos praticar. :)